Layout do blog

5 tecnologias ultrapassadas em condomínios

Richard Grazzia • 14 de julho de 2023

Entenda como substituir tecnologias ultrapassadas por soluções inteligentes e integradas.

Atualmente, as tecnologias avançam muito rapidamente. Ao mesmo tempo em que uma solução é lançada no mercado, já existe outra sendo desenvolvida com recursos mais modernos. O mesmo acontece com as portarias, onde tecnologias ultrapassadas podem comprometer a segurança de condomínios.


Segundo dados apurados pela Associação Brasileira de Empresas de Segurança Eletrônica (Abese), a busca por soluções tecnológicas aumentou em 20% durante a pandemia de Covid-19. E a tendência segue mostrando que existe um movimento para substituir tecnologias ultrapassadas nos condomínios.


Uma alternativa são os sistemas de
portaria remota, que utilizam  inteligência artificial para promover integração, reconhecer padrões e implementar processos automatizados para garantir maior eficiência operacional e segurança.


Confira
5 tecnologias ultrapassadas que ainda existem em condomínios e as alternativas possíveis para substituí-las:


Livro de registros em papel


Embora já existam sistemas mais eficientes para fazer esse
controle de acesso, o livro de registros em papel ainda é muito utilizado para registrar informações de visitantes. No entanto, esse método é muito mais vulnerável a erros e adulterações, isso sem contar a possibilidade de perder dados importantes.


Como alternativa, esse sistema poderia ser substituído por um software digital de gerenciamento de visitantes. Nesse caso, as informações seriam inseridas eletronicamente a partir de dispositivos de entrada ou até mesmo reconhecimento facial. 


QR Code para validação de identidade


Se engana quem pensa que só tecnologias analógicas estão ultrapassadas, pois o mesmo acontece com soluções digitais. É o caso do QR Code de validação, por exemplo, utilizado para facilitar a identificação de moradores e visitantes através de um
scanner. 


Apesar de parecer seguro, esse sistema está sujeito à falsificação do código, além de deixar o condomínio vulnerável caso pessoas não autorizadas tenham acesso ao celular dos condôminos. 


Atualmente, os sistemas de reconhecimento facial e tags de acesso têm sido mais assertivos, uma vez que não compartilham dados sensíveis dos condôminos e tornam o processo menos dependente de dispositivos externos. 


Sistemas de vigilância analógicos


Antigamente, as imagens registradas pelas câmeras de segurança eram gravadas em fitas e discos rígidos, que não possuíam integração com os demais sistemas de vigilância. Em outras palavras, era  impossível acessar as imagens remotamente. 


Esses sistemas obsoletos de vigilância ainda são realidade para muitos condomínios. Mas, as portarias remotas apresentam alternativas viáveis para solucionar essa defasagem, visto que integram câmeras de alta definição a um sistema de monitoramento remoto e armazenamento em nuvem.


Guaritas para identificação de veículos


Sobretudo no período noturno, depender de guaritas para identificar placas de veículos autorizados pode representar um risco. Isso porque esse processo depende de fatores externos como treinamento de pessoal e escalas bem distribuídas. 


Outra alternativa é utilizar as soluções de uma portaria remota, que já oferecem tecnologias capazes de ler e identificar placas de veículos – quase que instantaneamente. Além disso, esse sistema geralmente libera automaticamente o portão, o que garante mais segurança em horários críticos.


Interfones analógicos


Certamente, essa é a tecnologia mais utilizada em condomínios até hoje. E, embora os interfones analógicos cumpram bem a sua função, já existem métodos mais eficientes para estabelecer a comunicação entre os condôminos. 


Os interfones digitais são um bom exemplo. Eles são integrados a uma base de dados do sistema de monitoramento. Na prática, isso significa que é possível transferir ligações direto para celulares ,uma agilidade de toque e maior nitidez de voz , de acordo com a preferência do condômino. Ou seja, é possível receber comunicados mesmo sem estar em casa!


Substitua tecnologias ultrapassadas pela Rendall!


A Rendall atua há mais de cinco anos no segmento de portarias inteligentes. Nesse meio tempo, já estivemos em condomínios residenciais, comerciais, industriais, hospitais, shopping centers, instituições de ensino, redes de loja, entre outras empresas. 


Ao investir em qualificação e desenvolvimento, o resultado é excelência no atendimento e execução de projetos personalizados. Conheça a
nossa proposta e aproveite os benefícios que a tecnologia pode trazer para a segurança do seu condomínio!

A importância da cibersegurança para condomínios
Por Richard Grazzia 30 de outubro de 2024
Uma gestão predial responsável precisa investir em cibersegurança nos seus sistemas digitais.
gestão predial
Por Richard Grazzia 4 de setembro de 2024
Com o avanço tecnológico, a gestão predial ficou muito mais simples e prática!
implementar portaria remota
Por Richard Grazzia 23 de julho de 2024
Transforme a segurança do seu condomínio com estas etapas essenciais para uma portaria moderna e eficiente!
tecnologias portaria remota
Por Richard Grazzia 15 de julho de 2024
Ter uma portaria inteligente completa é fundamental para garantir a segurança e comodidade do seu condomínio!
invasões no condomínio
Por Richard Grazzia 9 de fevereiro de 2024
Começo de ano é época de reunir os amigos para um churrasco, celebrar o início de um novo ciclo, aproveitar as férias e já se preparar para o Carnaval. Mas, ao organizar uma festa no prédio, é necessário tomar cuidado com invasões no condomínio.
tecnologias para condomínios
Por Richard Grazzia 2 de fevereiro de 2024
Conheça as três tecnologias para condomínios que serão tendência neste ano.
setor administrativo condomínio
Por Richard Grazzia 19 de janeiro de 2024
Aproveite o início do ano para estruturar o setor administrativo e organizar um uso mais inteligente dos recursos do condomínio.
fundo de reserva
Por Richard Grazzia 12 de dezembro de 2023
Todo condomínio – seja ele residencial ou empresarial – administrado de maneira responsável, conta com um fundo de reserva.
fluxo de caixa para condomínios
Por Richard Grazzia 8 de novembro de 2023
Construir um fluxo de caixa para condomínios é o mínimo para garantir uma gestão de capital positiva.
biometria
Por Richard Grazzia 24 de outubro de 2023
Se você deseja trazer mais segurança para a sua portaria, ela precisa contar com tecnologias de biometria.
Mais Posts
Share by: