Inteligência artificial para condomínios: como funciona?
Dos algoritmos ao ChatGPT, a inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Não à toa, uma pesquisa recente encomendada pela Microsoft — e realizada pela FrontierView —, estima que a IA será responsável por um crescimento de 4,2% no PIB brasileiro, até 2030.
Fato é que a tendência já tem se mostrado uma realidade em muitos segmentos. É o caso da portaria remota, por exemplo. A partir de sistemas inteligentes e automatizados, condomínios residenciais e comerciais podem garantir mais eficiência e mais segurança.
Desde reconhecimento facial até monitoramento de tráfego, a inteligência artificial das portarias remotas transforma atividades diárias em dados que permitem antecipar riscos e otimizar o fluxo de pessoas de forma personalizada.
Conheça, a seguir, essas e outras funcionalidades da inteligência artificial para condomínios:
5 funcionalidades da inteligência artificial para condomínios
1. Verificação automática de identidade
A partir de um banco de dados com informações sobre os condôminos, a IA pode verificar rapidamente se a identidade de uma determinada pessoa está na base. Além disso, alguns sistemas permitem treinar a inteligência artificial para realizar reconhecimento facial. Dessa forma, condôminos e visitantes não precisarão mais de tags de acesso ou chaves físicas para acessar o condomínio. Isso aumenta a agilidade e segurança no processo de verificação de identidade e entrada.
2. Monitoramento de tráfego
Outro benefício dos softwares de portaria remota é o uso da inteligência artificial para analisar dados de câmeras de vigilância. A fim de monitorar o fluxo de pessoas em áreas específicas do condomínio, esse comando permite direcionar melhor a equipe de segurança e identificar padrões de tráfego incomuns, de acordo com o cruzamento de dados.
3. Análise comportamental de dados
As IAs têm a capacidade de aprender com o comportamento dos usuários. É assim que a Netflix sabe qual filme recomendar ao usuário, por exemplo. Do mesmo modo, a inteligência artificial para condomínios é usada para aprender com a rotina dos condôminos e funcionários, identificando padrões. Assim, é possível alertar a equipe de segurança quando há atividades suspeitas ou não autorizadas.
4. Sistemas de automação integrados
Uma das funcionalidades da inteligência artificial para condomínios é a integração com outros sistemas de automação. Por exemplo, as IAs podem abrir portões automaticamente e ajustar a iluminação de acordo com a necessidade. Ao mesmo tempo em que isso reduz o consumo de energia, melhora a eficiência operacional a partir de um sistema unificado.
5. Atendimento personalizado
Sem dúvida, instalar uma portaria remota permite reduzir os custos, principalmente com pessoal. Isso acontece porque existe uma equipe especializada trabalhando para programar sistemas que oferecem atendimento personalizado. Ou seja, as IAs podem responder perguntas, orientar visitantes e distribuir informações relevantes a qualquer momento.
Inteligência artificial para condomínios: conheça a Rendall!
A
Rendall
atua há mais de cinco anos no segmento de portarias inteligentes, atendendo condomínios residenciais, comerciais, industriais, hospitais, shopping centers, instituições de ensino, redes de lojas, entre outras empresas.
Ao investir em qualificação e desenvolvimento, o resultado é excelência no atendimento e execução de projetos personalizados. Conheça a
nossa proposta e aproveite os benefícios que a tecnologia pode trazer para a segurança do seu condomínio!